top of page

Conheça as organizações que fazem parte da Rede de Núcleos

ACC Vozes daqui de Parelheiros

Desenvolvida a partir de 2020, a Agência de Comunicação Comunitária Vozes Daqui de Parelheiros é um projeto de Comunicação Comunitária desenvolvida com a comunidade de Parelheiros, em parceria com coletivos e organizações sociais do território. O coletivo desenvolve dois produtos de comunicação comunitária: Jornal Digital “Vozes Daqui: de Parelheiros Para o Mundo” (6 edições) e o Podcast “Vozes Daqui de Parelheiros” (68 espisódios). Outra forma de atuação do Vozes Daqui de Parelheiros são as Oficinas em Comunicação oferecidas para a comunidade de Parelheiros e outros interessados. E

O acesso à informação e a produção de conteúdos nos meios de comunicação são direitos humanos. Narrar nossas histórias, contar nossas vivências, acessar informações e ser escutado faz parte do exercício da cidadania. São essas premissas, ancoradas na Educomunicação, que dão vida à Agência Comunitária Vozes Daqui de Parelheiros


Site

São Paulo - SP

Amigos do Museu

Iniciativa com o objetivo de resgatar memórias e lembranças de pessoas, para celebrar os trabalhadores que fizeram e fazem a grandeza do norte fluminense. 

Macaé - RJ

Coletivo Ara Ijó

 

Sediado na Brasilândia, o coletivo Ara Ijó reúne diversos artistas pretos e pardos do corpo de periferias da cidade de São Paulo e que tem como pesquisa o resgate e promoção das tradições e culturas diáspora.

Instagram

São Paulo - SP

BioSaber

Coletivo cuja proposta é popularizar a Ciência. Além de um grupo de comunicação e um de eventos, o BioSaber também promove um Clube de Leitura e um grupo de estudos.

Instagram

 

Viçosa - CE

Bororé ao Mundo

Produzido em conjunto pelo Grupo de Estudos Mapografias Urbanas (GeMAP) da FAUUSP, a E.E. Adrião Bernardes e a Casa Ecoativa, o projeto se constitui de instrumentos para acionar estas três frentes capacitando o jovem estudante para o trabalho de coleta de dados sobre a história da Ilha e seus habitantes, bem como sua organização, catalogação e difusão. Tudo realizado pelos alunos e ex-alunos do Adrião Bernardes, única escola pública de ensino fundamental e médio na Ilha, com supervisão dos professores da escola em cooperação com os pesquisadores do GeMAP - FAUUSP.

Pretende-se com o projeto, além da formação de jovens para a pesquisa e outros campos na área de registros e documentação, disponibilizar ao mundo o conhecimento sobre um lugar muito especial da cidade, com paisagem deslumbrante e cultura intensa, com grande potencial, também, para a agricultura urbana, o turismo e o lazer.  

Site

São Paulo - SP

Café com Biscoitos

Companhia de teatro que desde 2007 vem trabalhando o resgate de memórias com grupos de terceira idade. Apresentam o Café com biscoitos, que alcançou mais de dez mil pessoas em doze anos de apresentações e criaram oficinas teatrais que trabalham criações artísticas a partir das memórias dos participantes.
Além disso, realizamos oficinas que unem teatro e memória em espaços culturais. Também criaram o projeto de podcasts Radiola da Memória, que entrevista pessoas sobre suas memórias auditivas.

Site

São Paulo - SP

Associação Espiritualista Terreiro Pena Vermelha

Terreiro de Umbanda com atendimentos ao público - as Giras.

Os atendimentos são gratuitos e baseados no poder da escuta e da cura a partir do contato com realidades extracorpóreas. 

Instagram

Botucatu - SP

Brasileiros em Israel

 

O projeto Brasileiros em Israel: memórias e diversidade é um projeto interinstitucional com vínculos com outras iniciativas e universidades tanto no Brasil quanto em Israel. Seu prinicipal propósito é dar visibilidade a minoritária comunidade de imigrantes brasileiros que vivem em Israel através do registro de hsitórias de vida de voluntários cadastrados e da disseminação destas histórias em produtos culturais e acadêmicos.

Instagram

Niterói - RJ
Telavive - Israel

Casa Afropoty

A Casa Afropoty é uma organização negra formada por pesquisadores-artistas comprometides com a valorização e disseminação da cultura e arte afro-brasileiras. Nossa missão é promover o desenvolvimento profissional e geração de renda de pessoas pretas, especialmente mulheres e pessoas LGBTQIA+, que atuam no campo da economia criativa. Nossa visão é ser uma organização negra de referência no suporte à consolidação de carreiras de profissionais criativos no Nordeste brasileiro dentro de um recorte de dissidência étnica e de gênero. Nós temos 3 eixos de ação: Pesquisa-criação, empreendedorismo e fortalecimento de comunidade.

Também acreditam na comunidade como uma das principais tecnologias ancestrais do nosso povo de forma que prezamos pela articulação entre pessoas, grupos e instituições que compartilham do compromisso de valorização e disseminação da cultura e arte afro-brasileira bem como do combate às discriminações raciais, sociais e de gênero.

 

Instagram

Natal - RN

Cidades Vivas

Coletivo voltado para a salvaguarda dp patrimônio cultural ferroviário de Cruzeiro, São Paulo.

Cruzeiro - SP

Casa das Ideias

A Casa das Ideias foi inaugurada em 2017 com a finalidade de reunir  mulheres em busca de desenvolvimento pessoal através da arteterapia e estudos do livro Mulheres que correm com os Lobos. Outras práticas como Mandalas, introdução ao Tarot Terapêutico e cursos elaborados para a investigação das suas histórias foram realizados devido à busca destas mulheres em manter o círculo e conhecer outras técnicas de autoconhecimento.  Em seguida, surgiram encontros com os trabalhadores da cultura que moram em Peruíbe para debater possibilidades de trabalhos e projetos,  assim como a criação do Conselho Municipal de Cultura. O Conselho se concretizou e já está no segundo ano de atividade. Destes encontros também nasceu a Mostra da Cia Fábrica que realizou uma edição presencial e duas virtuais através dos editais do Proac e ProacLab. Há um grupo fiel que frequenta a Casa das Ideias para compartilhar leituras, estudos e encontros livres para manter o vínculo e a amizade.  A Casa das Ideias hoje tem prestado serviços de produção cultural e gestão em Redes Sociais para a produtora Estima Cultural dentro dos projetos: Teatro nos Parques e Mães Empoderadas.

Instagram

Peruíbe - SP

CEDAPS

O CEDAPS promove a plena participação de comunidades populares nos processos de desenvolvimento e o aprimoramento de políticas públicas que atuam nestes territórios, contribuindo para a promoção da saúde, a garantia de direitos e a equidade.

Site

Rio de Janeiro - RJ

CEMUD

O Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (CEMUD), da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – Unidade Divinópolis, é um órgão de salvaguarda e disponibilização de acervos arquivísticos e museológicos do Centro-Oeste Mineiro, criado em 2005.
O CEMUD proporciona o desenvolvimento da ciência e cultura através dos projetos de pesquisa e extensão, com a participação de professores, pesquisadores, bolsistas, estagiários, estudantes e a comunidade externa. 
Em 2012, desenvolveu a criação de um banco de documentos históricos e de memória em formato digital com aproximadamente 70.000 imagens, disponibilizados para o público no PortalEmRedes.

Site

 

Divinópolis - MG

Colégio Santa Cruz

Escola católica e humanista, fundada há 70 anos por padres canadenses

Site

São Paulo - SP

Coletivo Elas em Rede

O coletivo trabalha com divulgação de mulheres artistas e na difusão de conteúdos artísticos culturais a fim de mobilizar e ajudar outras mulheres a se expressarem artisticamente.

Facebook

Rio de Janeiro - RJ

Contadeiras

Grupo de Contadoras de Histórias e Escritoras que visa preservar e disseminar as histórias orais e de vida das pessoas e organizações.

Instagram

Salvador - BA

E.E. Vereados Moacir Djalma Barros

Escola estadual de ensino fundamental. 

 

Dourados - MS

E.E. Desembargador Bernardes Junior

Escola estadual de ensino fundamental e médio. 

 

Itapetininga - SP

E.E. Massanori Karazawa

Escola estadual de ensino fundamental e médio. 

 

São Miguel Arcanjo - SP

Espaço Imaginário

O Espaço Imaginário foi fundado em Campo Grande MS, em 2011. Inicialmente trabalhamos com pesquisa e documentação da cultura da infância brasileira. Atuamos com formação de educadores e sensibilização de jovens para o uso criativo das tecnologias. Produzimos conteúdos audiovisuais ligados a infância e a memória. Atualmente estamos em Florianópolis e pretendemos estimular a convivência criativa de crianças e famílias com a natureza e articular o Núcleo do Museu da Pessoa em parceria com comunidades e instituições da cidade, como a biblioteca comunitária Barca dos livros.

Instagram

Florianópolis - SC

Filme Possível Produções

A organização promove a difusão do audiovisual na cidade de Guarulhos, por meio do festival e de projetos permanentes.

Site

Guarulhos - SP

Fundação Energia e Saneamento

Órgão voltado para preservar a memória e o patrimônio do gás e da eletricidade no Estado. Organização sem fins lucrativos, a Fundação atua em todo o Brasil, desenvolvendo projetos culturais e educativos que contribuem para a democratização do acesso ao patrimônio cultural, visando o fortalecimento da cidadania e o uso responsável dos recursos naturais. O acervo oferece subsídios para pesquisas sobre energia e saneamento, assim como sobre temas relacionados ao processo de urbanização e industrialização no Brasil.  A Fundação Energia e Saneamento mantém um projeto de história oral "Café com Energia" voltado à coleta de entrevistas com trabalhadores do setor de energia, esta ação é desenvolvida pelo setor de Serviços e Projetos Especiais coordenado pela historiadora Isabel Felix.  A unidade de Itu mantém um projeto intitulado "Neste museu tem histórias" coordenado pela educadora e historiadora Fernanda Morais,  voltado para a reconstituição da memória institucional da unidade a partir de coleta de entrevistas e depoimentos de trabalhadores que trabalharam no sobrado ao longo de sua história, desde o seu uso enquanto sede da companhia de energia da cidade, até a sua constituição enquanto museu.

Site

Salesópolis - SP

GEPPEDES

O GEPPEDES é um grupo que existe desde 2011 e desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão junto às populações pescadoras artesanais do litoral do Espírito Santo. Possui produções bibliográficas e audiovisuais disponíveis online e um acervo composto de imagens, documentos, materiais audiovisuais, fotografias, entrevistas, mapas, etc. Todo esse acervo já está sendo editado, sistematizado e organizado com o propósito de criação de um museu virtual da pesca artesanal, chamado de Casa das águas. Estamos em curso com um projeto de extensão que busca, ainda, ampliar este acervo a partir de trabalho de campo in loco, em algumas comunidades pescadoras.

Vitória - ES

Guaratinga

Coletivo criado com o objetivo de formar um Núcleo Museu da Pessoa. 

Guaratinga - BA

ICEN

Formalmente criado em 2015, em Piracicaba o Instituto Cecílio Elias Netto é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidade preservar e difundir o patrimônio histórico-cultural de Piracicaba e região – sem esquecer, no entanto, o cenário nacional, a abordagem universal. O Instituto também tem entre seus objetivos: gerir e preservar o expressivo acervo do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto. Neste contexto, o Instituto dedica-se a: editar publicações; promover eventos, realizar e apoiar projetos nas áreas histórica, museológica, cultural e socioambiental. Suas ações são guiadas pela valorização da cooperação, da diversidade e da inclusão social, da interdependência entre cultura e natureza. 

Site

Piracicaba - SP

IFMG

O Espaço da Memória objetiva fortalecer o engajamento e a mobilização social da população do entorno do IFMG Santa Luzia, promovendo pertencimento e identificações de interesses comuns a partir das memórias dos moradores do distrito de São Benedito. Assim, o projeto busca estimular trocas de saberes, estabelecer vínculos e parcerias entre os moradores da região e o IFMG–Santa Luzia.   O projeto investiga a produção da memória e formação de identidades nos processos históricos de construção nos bairros do entorno do IFMG-Campus Santa Luzia a partir de relatos audiovisuais e de documentos de seus moradores.

Santa Luzia - MG

Instituto de Políticas Relacionais

O Instituto de Políticas Relacionais (IPR) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, fundada em 2004, com atuação nacional. Atua entre lugares, acredita que todo espaço só existe graças às relações entre as pessoas que atuam nele, suas afetividades e subjetividade. É por isso que, para além de um espaço físico, trabalha com comunidades. O IPR atua em prol da cidadania, promoção do desenvolvimento econômico e social e de outros dos valores éticos universais. Sua missão é disseminar e democratizar os direitos humanos, empoderando todas as pessoas para que se tornem cidadãs.

Instagram

São Paulo - SP

ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de: graduação em Engenharia pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão. Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.

Site

São José dos Campos - SP

E. E. Rocha Cavalcanti

 

Escola estadual de ensino fundamental e médio

União dos Palmares - AL

MariAntônia

O Centro Universitário Maria Antonia é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, que promove exposições de arte moderna e contemporânea, cursos na área de humanidades, seminários, debates e outros eventos, com destaque para o diálogo entre as diversas linguagens artísticas. 

Site

São Paulo - SP

Instituto Etno

O Instituto Etno é um núcleo de Educação, Cultura e Ações Socioambientais, que desde 2005 vem atuando em pequenas cidades do interior do Brasil, desenvolvendo projetos de empoderamento juvenil. Abraçamos pessoas de todas as idades em situação de vulnerabilidade, com foco na juventude, independente de classe social, credo ou raça, para que num ambiente de amor e acolhimento possam se desenvolver, criar e realizar seus sonhos. No centro de nosso instituto estão os povos originários e as comunidades locais. Fazemos parte de redes nacionais e internacionais que buscam a transformação da Educação no mundo e novas formas de viver e conviver.  Nossa missão é espalhar as sementes da nova humanidade, baseada nos princípios da ética, fraternidade e do amor. Queremos construir o Bem-viver com as populações de base e proporcionar um novo modelo educacional fundamentado na oralidade e na Educação de Base Comunitária. Buscamos dar visibilidade para culturas que foram invisibilizadas por um sistema social de exclusão. Através do vínculo da convivência familiar expandida, priorizamos desenvolver os valores da ética, empatia, amorosidade, espiritualidade, fraternidade, autoestima e inclusão social, contribuindo assim na formação de protagonistas sociais.

Instagram

Uruçuca - BA

Instituto Histórico de Passo Fundo

O Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1954 e constituída por membros. A entidade possuí acervo próprio com livros, publicações governamentais, documentos municipais, fotografias, arquivos pessoais, exemplares de jornais brasileiros desde 1822, todo o acervo do jornal local Diário da Manhã fundado em 1935, bem como o seu acervo de fotografias (doados em 2020), Parte do acervo do estúdio fotográfico, Foto Moderna, mais antigo da cidade (desde meados de 1930). Em nossa sede realizamos atividades que promovem o contato com o acervo e com pesquisas e pessoas que estudam e se interessam pela história da cidade e da região. O IHPF é parceiro em pesquisas e ações com universidades, cursos, prefeitura municipal, câmara de vereadores e entidades privadas, promovendo exposições, oficinas, conversas educativas e culturais para a comunidade. Todas as atividades que são realizadas são gratuitas.

Instagram

Passo Fundo - RS

IS - UP

O Instituto de Sociologia da Universidade do Porto nasce em 1989 com o intuito de promover a investigação nesta área específica do conhecimento, convocando, igualmente, o património de outras ciências sociais.  Articulando os seus objetivos e atividade com os do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Instituto de Sociologia abre-se à região e ao país como catalisador de debate e inovação científicas.  Em 2002, passou a integrar a rede de unidades científicas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência, tendo vindo a cumprir, em especial a partir dessa data, um trajeto de crescimento e qualificação que se traduz numa intensa atividade.  Múltiplos projetos têm sido desenvolvidos, envolvendo uma vasta rede de parcerias. A área do desenvolvimento e das políticas públicas constitui um dos eixos transversais mais trabalhado.  Centrado na investigação fundamental e na prestação de serviços de relevância social, o Instituto de Sociologia pretende criar dinâmicas cada vez mais ativas de envolvimento com a comunidade, a par da divulgação alargada dos resultados das pesquisas, de forma a captar novos públicos para o conhecimento científico e, em particular, para a abordagem sociológica da realidade.

Site

Porto - Portugal

Litro de Luz

O Litro de Luz leva iluminação a comunidades sem acesso a energia elétrica ou com acesso parcial, através de soluções sustentáveis de  energia solar. Além disso desenvolve através de metodologia própria um trabalho de engajamento comunitário e formação de embaixadores que serão agentes de transformação em seus territórios.

Site

São Paulo - SP

Livro Aberto - Sebo Itinerante

 

Projeto voltado a ações de incentivo a leitura e escrita e facilitação do acesso a livros.

Instagram

Recife - PE

Magma

 

Museu Aberto de Geociência, Mineralogia e Astronomia

Site

Botucatu - SP

MAPA

 

O grupo atua com a produção de estudos e pesquisas acerca das práticas e vivências de professores e alunos do Curso de Biblioteconomia e História; utilizando a memória como instrumento de compreensão e análise dessas práticas; assim como objetiva desenvolver projetos de intervenção na realidade local após a realização das pesquisas empreendidas pelos pesquisadores vinculados ao grupo. 

Juazeiro do Norte - CE

Associação Cunhambebe

A Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta (ACIA) é uma OSC criada em 1996 que desenvolve projetos socioambientais, em parceria com diferentes organizações, voltados principalmente para comunidades tradicionais, focando: desenvolvimento socioambiental sustentável, turismo de base comunitária, planejamento territorial participativo, conservação socioambiental, saneamento ambiental, fortalecimento cultural das comunidades tradicionais.

Ubatuba - SP

Museu Campos Gerais

Museu histórico de cultura material e acervo documental de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais, o Museu Campos Gerais oferece exposições, ações educativas, além de funcionar como campo para pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Uma das ações desenvolvidas é a digitalização de periódicos e documentação histórica, com respectiva disponibilização gratuita na web. O Auditório Brasil Pinheiro Machado recebe com regularidade mostras de cinema e de conversa com a comunidade. Outro ramo de atuação permanente é a conservação e catalogação de mais de 13 mil peças de sua reserva técnica.

Site

Ponta Grossa - PR

Museu de Jaboticabal

Comunica, conserva e preserva objetos arqueológicos, etnográficos e históricos, relacionados à ciência e tecnologia, mundo do trabalho e cotidiano doméstico. Destaca-se também o acervo de fotografias, imagem e som, numismática e filatelia, além disso, o museu guarda um importante acervo de jornais, revistas e documentos sobre a cidade e possui uma pequena biblioteca para consulta no local.  Em 2018 e 2019, o Museu em conjunto com uma comunidade religiosa afrobrasileira realizou o Inventário Participativo de referências culturais do Candomblé, incluindo a metodologia de História Oral.

Facebook

Jaboticabal - SP

Museu do Café

Inaugurado em 1998, o Museu do Café, é um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos e tem como objetivo a preservação e divulgação da história do café no Brasil e no mundo. Por meio de objetos, documentos e recursos audiovisuais, a instituição mostra ao público como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país estão ligados, desde meados do século XVIII até os dias de hoje.  O Museu também conta com o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência, com um programa de História Oral.

Site

Santos - SP

Museu Memorial Sertanejo

É um projeto social sem fins lucrativos que tem por base os fatos história e objetos que fizeram parte das história de vida dos nossos pais e avós. Nossa missão é guardar e salvaguardar esse acervo não só os objetos como  também os relatos de vida das pessoas que viveram ou recordam essa época.
Há 13 anos estamos na luta de persistência e resistência. Estamos nos apropriando das redes sociais para conseguir divulgar e encontrar nossos apoiadores que podem ser nossos diversos nordestinos. Incluímos também a participação dos jovens nesse processo fazendo com que eles sintam - se parte desses continuadores desta história.

Santa Cruz - PE

NuPAA

Grupo de pesquisa que reúne artistas para investigar práticas artísticas e processos de criação no entrecruzamento dos campos da Arte, da Cultura Visual e dos Estudos Auto/Biográficos.

Site

Goiânia - GO

Ori GEPCOL

Núcleo de pesquisa da UFPE. O GEPCOL tem como objetivo investigar as configurações do poder em diferentes dimensões das relações sociais e práticas coletivas, nos contextos culturais, sociais e políticos, nas quais estão inseridas tais práticas, no meio urbano e rural.
 

Instagram

Recife - PE

Museu Santana de Parnaíba

A Casa abriga peças que remetem, em sua maioria, ao cotidiano das vilas planaltinas e que nos possibilitam entrever alguns hábitos daquele período. Conta a história e importância de Santana de Parnaíba para as bandeiras e arte sacra nos séculos XVII e XVIII. Também há vídeos contando um pouco das manifestações culturais e da culinária típica. Pelo jardim se tem acesso à casa bandeirante, onde é possível conhecer a participação de Santana de Parnaíba e seus moradores nas explorações bandeirantes pelo território brasileiro.  Para compreensão e fortalecimento da memória ligada ao patrimônio imaterial, realizamos entrevistas com membros do Samba de Bumbo - manifestação cultural de origem afrobrasileira - , como resultado produzimos um livro e um documentário. Além disso,  para organização desse mesmo tema (patrimônio imaterial) no Museu, foram realizadas entrevistas com quituteiras antigas da cidade.

Santana de Parnaíba - SP

Kuiâ

Coletivo voltado para as religiosidades populares, especialmente as de matriz africana

Botucatu - SP

EE Waldemar Salgado

Educação de Jovens e adultos do  Ensino Médio. Possui um número expressivo de alunos da área real, possui uma sala de leitura, biblioteca  e o centro de cultura tradicional "Wilson Chaves".

Santa Branca - SP

Pindorama - UFSB

Coletivo que, apesar de não ser uma iniciativa institucional, atua a partir da UFSB. Em sua recente história a universidade tem investido em políticas de inclusão social de alta intensidade junto às comunidades em que se faz presente, o que resulta na constituição de redes de cooperação que ampliam as articulações internas do fazer universitário, o Coletivo Pindorama se apresenta como um modo de auto-organização emergente dos movimentos de produção de vínculos da universidade com as comunidades envolventes.

Porto Seguro - BA

Vokuim

Organização que se dedica a desenvolver iniciativas que promovem a cultura, a educação patrimonial e a preservação das tradições culturais locais.

Rubim - MG

Espiar e Curiar

Coletivo de pesquisa e extensão voltado para atividades ligadas ao patrimônio cultural material e imaterial no município de Castanhal.
Desenvolvem atividades de escuta das comunidades ribeirinhas e quilombolas, com foco nos mais velhos.

Instagram 

Castanhal - PA

E. E. Oito de Maio

Escola estadual de ensino médio

Iguatemi - MS

Teia dos Povos SP

A Teia dos Povos é uma articulação de comunidades, territórios, povos e organizações políticas, rurais e urbanas. Extrativistas, ribeirinhos, povos originários, quilombolas, periféricos, sem terra, sem teto e pequenos agricultores se juntam, enquanto núcleos de base e elos, nessa composição com o objetivo de formular os caminhos da emancipação coletiva. Ou seja, construir solidariamente uma Aliança Preta, Indígena e Popular através da luta por autonomia e tendo como princípios fundantes 1) a terra e o alimento, 2) o trabalho e o estudo para liberdade e 3) a reafirmação do olhar ancestral.

Instagram

Caraguatatuba - SP

Democracia da Memória

Coletivo voltado para a memória local da cidade de Botucatu

Botucatu - SP

bottom of page