
O Museu da Pessoa é um museu digital e colaborativo, que se dedica há mais de 30 anos à democratização da memória social através do registro, preservação e disseminação de histórias de vida. Sua missão é transformar a sociedade através de histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade, compreendidas como fonte de conhecimento, conexão e compreensão entre pessoas e grupos sociais.
Os Núcleos são grupos autônomos, que entram para uma Rede gerida pelo Museu da Pessoa para promover diversas ações locais através do registro, preservação e disseminação de histórias de vida.
Esses grupos desenvolvem projetos de memória e identidade social e promovem atividades de caráter colaborativo, envolvendo a comunidade onde atuam. É uma licença concedida pelo Museu da Pessoa.
A Rede de Núcleos é uma das maneiras pelas quais o Museu da Pessoa atua para ampliar o alcance de sua missão de transformar a sociedade através da história de vida de toda e qualquer pessoa.
Iniciativas que atuam localmente podem ampliar o impacto da sua ação se atuarem em rede e, assim, transformar valores, ampliar e humanizar a compreensão sobre a própria história e a história da sociedade como um todo.
- Inclusão em uma comunidade engajada e comprometida com impacto, memória e identidade social;
- Workshops exclusivos e fórum virtual anual (assista à edição de 2024 e 2025);
- Ambiente digital para gestão de acervo e do seu projeto de memória social;
- Curadoria de conteúdos e de informações sobre editais culturais e oportunidades;
- Possibilidade de maior visibilidade ao participar do programa de residência do Museu da Pessoa;
- Suporte para produção de produtos culturais como livros, exposições, documentários, ementas escolares, podcasts e mais!
Qualquer grupo com interesse comum, comunidade ou organização pode se tornar um Núcleo, desde que se comprometa com a memória e identidade social da comunidade em que atua e com a realização de ações para registro, preservação e disseminação de histórias de vida. Para se tornar um Núcleo Museu da Pessoa, seu grupo deve estar de acordo com o Código de Conduta do Museu da Pessoa.
Não faz parte de nenhum grupo? Não tem problema! Você pode participar na modalidade individual! Esta é a sua porta de entrada para conhecer a Rede de Núcleos do Museu da Pessoa e dar os primeiros passos na criação do seu próprio projeto de memória.
O primeiro passo é preencher este formulário. É necessário realizar a formação online “Criação de Núcleos Museu da Pessoa”, junto a três integrantes do seu grupo. É possível indicar pessoas que não trabalhem no seu grupo, como representantes de comunidades, parceiros, etc. Estamos com as inscrições abertas até o dia 1° de setembro.
Ao final da formação, o seu grupo deverá enviar um plano de trabalho, que contém as ações de memória social planejadas para o Núcleo realizar no período da licença. Após a aprovação, seu grupo entrará para a Rede de Núcleos Museu da Pessoa.
Não faz parte de nenhum grupo? Não tem problema! Você pode participar na modalidade individual! Esta é a sua porta de entrada para conhecer a Rede de Núcleos do Museu da Pessoa e dar os primeiros passos na criação do seu próprio projeto de memória.
Você poderá preencher o formulário em qualquer momento do ano, mas deverá aguardar a próxima chamada pública para participar da formação EAD com mentoria. Estamos com as inscrições abertas para a próxima formação até o dia 20 de Julho de 2025, que devem ser feitas no mesmo formulário.
É possível requerer uma mentoria exclusiva para auxiliar na criação do projeto de memória social, voltada apenas para o seu grupo, mas o custo anual sofrerá alterações. Caso tenhamos uma procura muito alta de organizações interessadas, existe a possibilidade de abrirmos uma nova chamada.
As inscrições estão abertas até o dia 20 de Julho de 2025, e devem ser realizadas através desse formulário.
Os encontros da próxima formação começarão nos dias 05 (Turma A) e 08 (Turma B) de Agosto de 2025 . Os encontros serão nas seguintes datas: Turma A - terças-feiras, 18h - 20h 05/08; 12/08; 19/08; 26/08; 09/09; 16/09; 23/09 e 30/09
Turma B - sextas-feiras, 10h - 12h 08/08; 15/08; 22/08; 29/08; 12/09; 19/09; 26/09 e 03/10
Você aprende a transformar histórias de vida em ferramentas de pertencimento, impacto e mobilização social. Na prática, vai dominar metodologias como escuta ativa, condução de entrevistas, organização de acervo, preservação digital, curadoria e formas de transformar memórias em produtos culturais — como exposições, livros, podcasts, documentários e muito mais. Além disso, você vai entender como usar a Tecnologia Social da Memória, criada pelo Museu da Pessoa, para desenvolver projetos com significado e enraizados na comunidade.
Sim, é necessário renovar a licença para utilizar a marca do Núcleo Museu da Pessoa anualmente. No final do período de um ano, o grupo deverá apresentar um relatório comprovando a realização das atividades propostas e um novo plano de trabalho, além de pagar a taxa anual referente ao próximo ano. Caso não apresente o relatório, o plano de trabalho e/ou não realize o pagamento da renovação, a organização não fará mais parte da Rede de Núcleos e não poderá utilizar a marca Núcleo Museu da Pessoa ou acessar os outros benefícios.
MODALIDADE INDIVIDUAL: O que está incluso?
- Formação completa (2 meses) com a equipe do Museu da Pessoa para 1 pessoa;
- Acesso ao curso EAD exclusivo da TSM (Tecnologia Social da Memória);
- Certificado individual de conclusão. *Encontro extra exclusivo para trocar experiências com outras pessoas que também estão começando 💡 Ideal para quem quer transformar memórias em potência de ação — mesmo começando sozinha(o). MODALIDADE GRUPOS: O que está incluso?
- Formação completa (2 meses) com a equipe do Museu da Pessoa para 1 pessoa;
- Acesso ao curso EAD exclusivo da TSM (Tecnologia Social da Memória);
- Certificado individual de conclusão;
- Certificado oficial de Núcleo e logo personalizado para sua organização;
- Participação na Rede de Núcleos Museu da Pessoa;
- Acesso ao Plataforma de Gestão de Acervos, com ferramentas exclusivas para gerenciar as memórias do seu território. 💼Ideal para quem quer fortalecer sua organização com metodologias de memória e fazer parte de uma rede nacional comprometida com histórias e transformações locais.
MODALIDADE GRUPOS + EXPOSIÇÃO DIGITAL: O que está incluso?
- Formação completa (2 meses) com a equipe do Museu da Pessoa para 1 pessoa;
- Acesso ao curso EAD exclusivo da TSM (Tecnologia Social da Memória);
- Certificado individual de conclusão;
- Certificado oficial de Núcleo e logo personalizado para sua organização;
- Participação na Rede de Núcleos Museu da Pessoa;
- Acesso ao Plataforma de Gestão de Acervos, com ferramentas exclusivas para gerenciar as memórias do seu território. 💻E MAIS: Criação de uma exposição digital completa, com: -Exposição com selo do Museu e URL exclusiva; - Gestão autônoma do acervo com equipe colaborativa; - Coleta de histórias com personalização e acessibilidade. 🎯 Ideal para quem quer sair da formação já com um projeto vivo, visível e transformador. Um Núcleo estruturado e uma exposição digital com a cara da sua comunidade.
Sabemos que os recursos são limitados, principalmente para quem atua com cultura e impacto social. Mas essa formação não é só um curso — é um investimento na estrutura, visibilidade e sustentabilidade do seu trabalho com memória. O que você aprende aqui pode gerar frutos por anos: produtos culturais, projetos financiados, reconhecimento público, conexões valiosas e oportunidades que antes pareciam distantes.
Ao fazer o curso, você entra para uma Rede de apoio real, com mentorias, suporte técnico e metodológico, acesso a editais e ferramentas profissionais. É um ambiente que te ajuda a fazer mais com menos — o que é essencial em contextos de escassez.
Muitos participantes começaram com receio de investir. Hoje, têm projetos rodando, parcerias novas, materiais publicados, presença em eventos e um outro patamar de atuação. Se você acredita no poder das histórias, essa formação pode ser o ponto de virada.
Entendemos que existem realidades muito diversas de organizações culturais no Brasil. Assim, em todas as formações, reservamos quatro vagas para organizações bolsistas, sendo duas integrais e duas parciais (estas no valor de R$899.50).
As inscrições para pleitear uma bolsa vão até o dia 15 de Junho de 2025, e a resposta será dada na semana do dia 7 de Julho de 2025. As organizações não contempladas com a bolsa, poderão se inscrever normalmente, mediante pagamento.
Para pleitear uma bolsa, a organização deve se encaixar nos seguintes requisitos:
- Ser um Coletivos, Associações temáticas, Associações profissionais, Movimentos sociais, Bibliotecas comunitárias ou Museus comunitários;
- Estar localizado em uma das seguintes regiões: Centro-Oeste, Norte ou Nordeste;
- Ter realizado, no último ano, ações e atividades de impacto local e/ou comunitário na região na qual está inserida.
Serão considerados diferenciais:
- Ter em sua organização interna pelo menos 70% pessoas de comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, ribeirinhas, romani) e/ou pessoas com deficiência;
- Estar localizado em um dos seguintes estados: Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão ou Paraíba;
- Ter ações que envolvam comunidades rurais, comunidades periféricas, pessoas com deficiência e/ou população LGBTQIAP+;
- Ter ações ou projetos em rede.
Como contrapartida, a organização bolsista deverá realizar todas as etapas e atividades da formação, e ter disponibilidade para auxiliar a Rede de Núcleos, em atividades como: organização de fóruns e encontros virtuais, acompanhamento de listas de presença e entrega de atividades, apoio pontual para outros Núcleos da Rede, entre outros. Importante: as bolsas são exclusivas para organizações, já que a Rede de Núcleos é voltada para a atuação em rede institucional. Inscrições na modalidade individual não são elegíveis para bolsas.
Você pode entrar em contato através do WhatsApp ou nos mandar um e-mail para: levi.andrade@museudapessoa.org

