Perguntas frequentes

Por que a rede de Núcleos foi criada?


O Museu da Pessoa busca contribuir para a construção de novos valores na sociedade, reconhecendo a experiência de todas as pessoas como referência de nossa memória coletiva. Iniciativas que atuam localmente podem ampliar o impacto da sua ação se atuarem em rede e, assim, transformar valores, ampliar e humanizar a compreensão sobre a própria história e a história da sociedade como um todo.




Por que se tornar um Núcleo?


- Contribuir para que a história de vida de toda e qualquer pessoa se torne patrimônio da humanidade;
- Fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade por meio das atividades do seu Núcleo;
- Utilizar a Tecnologia Social da Memória, que reúne metodologias para a produção de histórias por comunidades, instituições, escolas e grupos diversos para criar novos conteúdos de para seu trabalho; - Contribuir diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O contato com as histórias de vida ajuda a promover sociedades pacíficas e inclusivas (ODS 16) e a reduzir as desigualdades (ODS 10), além de ter o potencial de colaborar com metas específicas de outros objetivos;
- Integrar a sua organização à rede de Núcleos Museu da Pessoa.




Quais os benefícios em se tornar um Núcleo?


- Formação com especialistas na Tecnologia Social da Memória; - Certificação;
- Espaço para trocas entre participantes da rede;
- Uso da marca Museu da Pessoa; - Maior visibilidade para a sua organização; - Acesso exclusivo de administrador da plataforma para a inserção de conteúdo; - Plantão de dúvidas semanal; - Webinars semestrais com dicas de conteúdo, gestão e desenvolvimento; - Encontro online anual para troca de experiências.




O que é o Museu da Pessoa?


O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo com foco no registro, preservação e disseminação de histórias de vida. Tem como objetivo valorizar histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade como fonte de conhecimento, conexão e compreensão entre pessoas e grupos sociais.




O que é um Núcleo Museu da Pessoa?


Um Núcleo promove ações locais e contínuas de produção, preservação e disseminação de histórias de vidas. É uma iniciativa autônoma, que tem como escopo atuar em territórios, comunidades ou temáticas específicas. Os núcleos desenvolvem projetos de memória e promovem atividades de caráter colaborativo, envolvendo a comunidade onde atuam. É uma licença concedida pelo Museu da Pessoa.




Qual o apoio que o Museu da Pessoa oferece para os Núcleos?


As atividades oferecidas pelo Museu da Pessoa dividem-se em seis categorias: 1. Conteúdo especializado;
2. Conexão em rede;
3. Visibilidade;
4. Apoio metodológico;
5. Espaço para catalogar, preservar e disponibilizar o acervo no portal;
6. Uso da marca.




Quais são os requisitos para se tornar um Núcleo?


Qualquer instituição, grupo com interesse comum, comunidade ou organização pode se tornar um Núcleo, desde que se comprometa com a realização de ações para registro, preservação e disseminação de histórias de vida. Para se tornar um Núcleo Museu da Pessoa, sua organização deve estar de acordo com a Carta de Princípios do Museu da Pessoa. Não é necessário ter um CNPJ. É possível criar um núcleo do zero, ou incluir as atividades do núcleo em uma organização já existente.




O que devo fazer para me tornar um Núcleo?


O primeiro passo é preencher o formulário de interesse. É necessário realizar a formação online de Criação de Núcleos Museu da Pessoa, o qual três integrantes da sua organização deverão participar. É possível indicar pessoas que não trabalhem na organização, como representantes de comunidades, parceiros, etc. Realizaremos chamadas públicas para a realização da formação. Ao final da formação, a sua organização deverá enviar um plano de trabalho, que contém as ações planejadas para o núcleo para o período da licença. Após a aprovação, sua organização entrará para a rede de Núcleos Museu da Pessoa.




A formação acontece em qualquer momento do ano?


Você poderá preencher o formulário de interesse em qualquer momento do ano, mas deverá aguardar a próxima chamada pública para participar da formação EAD com mentoria. É possível requerer uma mentoria exclusiva, voltada apenas para a sua organização, mas o custo anual sofrerá alterações. Caso tenhamos uma procura muito alta de organizações interessadas, existe a possibilidade de abrirmos uma nova chamada.




Por quanto tempo a licença é válida?


A licença para se tornar núcleo é cedida pelo período de um ano pelo Museu da Pessoa.




Preciso renovar a minha licença?


Sim, é necessário renovar a licença para utilizar a marca do Núcleo Museu da Pessoa anualmente. No final do período de um ano, a organização deverá apresentar um relatório comprovando a realização das atividades propostas e um novo plano de trabalho. Caso não apresente o relatório e o plano de trabalho, a organização não fará mais parte da rede de núcleos e não poderá utilizar a marca Núcleo Museu da Pessoa ou acessar os outros benefícios.




Quem já faz parte da rede de Núcleos Museu da Pessoa?


Veja aqui todas as organizações que já são Núcleos Museu da Pessoa




Qual o valor do investimento?


O valor varia de acordo com o tipo de organização. Para pagamentos à vista é aplicado um desconto de 10%, conforme tabela abaixo.




Quais organizações se encontram em cada categoria?


Categoria 1

  • Coletivos
  • Associações temáticas
  • Associações profissionais
  • Movimentos sociais
  • Bibliotecas comunitárias
  • Museus comunitários
Categoria 2
  • Organizações com apoio estatal
  • Organizações privadas sem fins lucrativos
  • Organizações não governamentais - ONG
  • Organização da sociedade civil - OSC
  • Organizações da sociedade civil de interesse público - OSCIP
  • Escolas e universidades públicas
  • Ecomuseus
Categoria 3
  • Escolas e universidades privadas
  • Museus e centros de memória empresariais
  • OS - Organizações Sociais (Gestão pública)




Minha organização não se encaixa em nenhuma das categorias acima. O que devo fazer?


Caso sua organização não se encaixe em nenhuma categoria, entre em contato com o Museu da Pessoa, pelo e-mail: multiplicacao@museudapessoa.org




Por que é cobrada um valor anual?


A contribuição de cada núcleo tem como finalidade garantir o apoio aos núcleos e a rede de
núcleos do Museu da Pessoa.




Quais as formas de pagamento?


À vista: o pagamento à vista é feito por meio de transferência bancária ou pix, priorizando a utilização da conta bancária da instituição. É necessário enviar o comprovante de pagamento com a identificação da sua organização para multiplicacao@museudapessoa.org
Parcelado: é possível parcelar o pagamento em até 10 vezes no cartão de crédito, através de Link de Pagamento.




Será emitida uma nota fiscal?


Sim, a nota fiscal será emitida no valor integral no ato da assinatura.




Até quando posso me inscrever?


As inscrições estão abertas até o dia 12 de setembro de 2021.




Quando serão os encontros de mentoria?


Teremos duas turmas: Turma A - Quartas, das 18h às 20h - Dias 22/09, 06/10, 20/10, 03/11, 17/11 e 01/12 Turmas B - Quintas, das 10h às 12h - Dias 23/09, 07/10, 21/10, 04/11, 18/11, 02/12